Voltar ao topo

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda Info Sheet

Muitos acham que a série Zelda só começou no Nintendo 64 e até chamam o Ocarina Of Time de Zelda 1. Isso é um engano pois o Ocarina é o quinto jogo de toda a série. The Legend of Zelda de NES é conhecido como z1 ou LoZ (abreviação) sendo o "verdadeiro" Zelda 1 e foi um dos jogos que marcaram época na era 8bits. Apesar de gráficos simples em relação a outros jogos da época (a Nintendo nunca foi boa em fazer jogos bonitos graficamente) LoZ atraia a sua atenção por vários motivos.

Lançado primeiramente para o Famicom Disc System (um upgrade do NES) no Japão com o nome Zelda no Densetsu em 21 de fevereiro de 1986 e posteriormente lançado no mercado americano na forma de um cartucho para Nes, Zelda foi o primeiro jogo da história a possuir uma bateria interna para saves. Por conta disso, foi um jogo revolucionário na época, já que permitia a continuação de um jogo anterior a qualquer hora em um vasto mundo (para a época) cheio de mistérios, cavernas e itens. Além de que, na época, a maioria dos jogos eram de ação ou de tiro e Zelda foi o primeiro jogo de RPG a sair do Japão.

O jogo foi lançado em um cartucho dourado, algo totalmente novo na época, já que todos os cartuchos eram cinzas. Dessa forma, aqueles que iam a loja comprá-lo viam de longe a caixa com um pedaço de fora para que o cartucho brilhasse e chamasse a atenção. Depois, em 1990, foi relançado em um cartucho cinza. Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar fitas douradas do que cinzas, pois as pessoas não davam muito valor às fitas cinzas, perdendo-as enquanto que as fitas douradas eram guardadas no baú a sete chaves.

Além da fita, Zelda vinha com um pequeno "guia de ajuda", uma novidade na época. Ele era um mini-poster que incluía um mapa parcial do mundo principal, algumas dicas, descrição de monstros e o mapa dos seis primeiros dungeons (levels) que as pessoas usavam como posters e pregavam na parede para se localizar quando se perdiam. Sem contar que, na época, a Nintendo proibiu que as revistas publicassem dicas e detonados por um determinado tempo, tornando o jogo único e extremamente difícil.

Por tudo isso e mais o seu sistema de jogo inovador, que prendia a sua atenção até descobrir todos os segredos do jogo, Zelda tornou-se o primeiro jogo da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. É uma pena que hoje em dia as pessoas olhem o jogo como uma velharia e não como um clássico que marcou uma época e uma geração. Isso, infelizmente, não só acontece com Zelda mas, com todos os clássicos de uma geração passada... não só do console Nintendo, mas como o da Sega, Atari, etc.

Felizmente, a Nintendo em 2004 relançou esse jogo para Game Boy Advance. Essa versão não só permitia aos mais novos conhecerem esse jogo, como também corrigiu vários erros de tradução no jogo e no manual, tornando-se a versão definitiva e oficial para aqueles que querem conhecer toda a série. Ainda, foi lançado também para o Game Cube no Zelda Collectors Edition e para o Virtual Console do Nintendo Wii.