0.00
|
Olá pessoas!
Tenho notado que muita gente aqui aqui não sabe o que faz um Administrador do Zelda.com.br. Então resolvi escrever isso pra esclarecer a muitos dos usuários o que acontece nos bastidores do fórum (he he he...eu sei que vcs morrem de curiosidade pra saber o que acontece nas salas secretas).
Bom, um Administrador basicamente trabalha atrás das cortinas, ao contrário dos moderadores, que estão diretamente relacionados com o público em geral. O acesso dos administradores ao Painel de Controle do forum nos dá acesso às assinaturas irregulares, perfis problemáticos e cadastros defeituosos. Bem como manter a ordem entre a moderação. Cada Administrador do Zelda.com.br é responsável por áreas diferentes do site, que precisam estar em constante monitoramento. Para que todos saibam o que um administrador faz, a administração resolveu fazer uma pequena narrativa aqui no Blog do que acontece diariamente e assim manter os usuários mais próximos do nosso trabalho. Estou então estreando a série de relatos.
Um dia de Sumomo no fórum começa com MSN, e-mails e MPs. São em torno de 2 ou 3 MPs por dia. Os assuntos são variados, vai desde o usuário que perdeu o cadastro por acidente, até um moderador reportando uma assinatura irregular, passando por alguém que quer postar e não sabe onde, ou então aquele que quer que dê uma olhada em algum tópico irregular. A caixa de e-mails geralmente está cheia, o suporte de Fanarts e Fanfics recebe em torno de 2 ou 3 e-mails diários, pedindo para consertar/deletar cadastros ou pedidos de pastas (que não estão sendo fornecidas por problemas técnicos), fora os e-mails particulares relacionados ao fórum/site. Cada MP e e-mail é atenciosamente respondido de forma a sanar qualquer dúvida que o usuário tenha.
Agora é hora do MSN. A Lista de Contatos da "tia Çu" é quilométrica, geralmente todos querem falar ao mesmo tempo e são em torno de cinco a dez caixinhas pipocantes assim que eu dou login. A lista vai desde amigos de verdade até puxa-sacos que desejam algum cargo no fórum (logo eles percebem que não é possível conseguir isso bajulando a administração). As perguntas são variadas, alguns exemplos são: "Quando vai ser lançado o próximo capítulo do mangá?", "Onde eu posto o meu tópico?", "Qual o tamanho padrão da assinatura?", "Posso postar um tópico sobre *insira aqui qualquer coisa* no fórum?", "Em que seção posto meu tópico?" e por aí vai.
Geralmente todos que me procuram no MSN são devidamente respondidos, a menos que eu esteja ocupada com outras coisas (se o estatus estiver ausente/ocupado é pq eu REALMENTE estou ausente/ocupada, então não insista).
E, é claro, não poderia deixar de citar os e-mails, MPs e mensagens agressivas via MSN. Não é raro alguém mandar algo do tipo só para xingar, geralmente aqueles que levaram algum cartão amarelo ou foram banidos por desrespeitarem as regras. Muita gente esquece que o fórum tem regras. Depois de checar as mensagens diárias, é hora de dar uma geral no fórum, ver se a moderação tá fazendo o seu devido trabalho e quando não há moderadores por perto, trancar uns tópicos inúteis e dar uns cartões amarelos para aqueles que fizeram por merecer. Nenhum cartão amarelo é dado sem embasamento nas regras, principalmente porque o moderador/adm corre o risco de perder seu cargo se aplicar incorretamente um cartão (usuários que se sentirem injustiçados com seu cartão tem o direito de pedir revisão de cartão. Na maioria das vezes os cartões são aplicados a rigor das regras e considerados irreversíveis até a "Anistia").
Após a geral no fórum é hora de coordenar a equipe. Na maioria das vezes não há muito o que discutir na "sala de reuniões" da equipe do fórum, mas volta e meia aparecem questões a serem decididas, na maioria das vezes relacionadas ao bom funcionamento do fórum. E, ao contrário do que muitos pensam, não é um lugar pra fazer fofoca de usuários em particular. Só depois de tudo isso é que chega a hora de postar como usuário comum.
Essa rotina diária dura no mínimo 4 horas todos os dias. Como todo mortal comum, tenho a minha vida "civil", fora da net. Sou formanda em Letras e curso faculdade durante o dia inteiro. Além disso, tenho questões particulares a resolver, mas sempre procuro reservar um pouco do meu tempo para postar aqui e fazer tudo isso. Também mantenho uma fanfic semanalmente atualizada (que está acabando, para minha alegria), além de inúmeros fanfiqueiros e aspirantes a fanfiqueiros pedem para que suas fanfics sejam lidas, revisadas e avaliadas (coisa que faço com muito prazer, diga-se de passagem). Enfim, todo o tempo é bastante apertado e rigorosamente cronometrado pra dar conta de todas essas coisas.
E pra finalizar, um FAQ respondendo as mais freqüentes perguntas do fórum em relação à "tia Çu".
Fatos sobre Sumomo:
Citação: 1- Por quê "Tia Çu"? R: Houve uma época no fórum onde todos trocavam propositalmente o nick do outro. Owl virou "Oel", Kildred virou "krink/krifkref", e Sumomo virou "Çunonomomo". E como chamo todo mundo de tio, a maioria me chamava de tia tbm, acabou ficando "tia Çu".Citação: 2- É SumoMo ou SumoNo? R: É SumoMo, com os dois "m" de Maria. É o nome de uma fruta japonesa parente do pêssego (Momo) e se pronuncia "sumomô". E não, não vem de sumô nem de summon.Citação: 3- O chicote e a Bazooka da Sumomo está sempre a postos para exterminar usuários inocentes? R: Não. Na maioria das vezes eu nem ligo para o que grande parte dos usuários aprontam no fórum. A menos que a cagada seja muito gritante ou que haja descumprimento claro das regras do fórum, o chicote vai estalar e a bazooka vai funcionar.Citação: 4- Eu recebi uma dura advertência verbal da Sumomo. Agora ela está me marcando? R: Não. São centenas de usuários que acessam o fórum todos os dias, provavelmente nem sei direito quem é você. Eu só conheço aqueles que falam sempre comigo no MSN ou que me mandam MPs constantemente ou que postam freqüentemente no fórum. No mais, você não passa de um nick, eu não posso perseguir quem eu desconheço, não é mesmo? A menos que haja ofensa pessoal, aí é banimento direto, de acordo com as regras do fórum. Então, pode parar com a mania de perseguição pq eu provavelmente vou ter várias coisas pra fazer (vide lá em cima) e não vou ter tempo pra me preocupar em marcar alguém.Citação: 5- Eu fiz algo muito errado no fórum. Devo temer a Sumomo? R: Sim. A única coisa que é exigida dentro do Fórum Zelda por mim é o cumprimento das regras. Portanto, estejam sempre por dentro do que o Manual do Usuário está dizendo. Se lá estiver dizendo que por fazer algo irá levar cartão, pode ter certeza que esse cartão sairá.Citação: 6- Eu não fiz nada ruim no fórum, mesmo assim eu tenho medo de levar um cartão da Sumomo se fizer algum post. O que eu faço? R: Em primeiro lugar, procure ajuda psicológica, você deve ter manias de perseguição. Eu não vou fazer nada com um usuário se ele não desobedecer as regras do fórum. Qualquer um que vier conversar comigo no MSN, me mandar uma MP ou um e-mail será muito bem respondido. A única coisa e não aceito bem é agressividade. Se alguém chegar com ofensas será imediatamente ignorado. Mas não, não lhe darei um cartão por me xingar fora do fórum e raramente me ofendo de verdade com algum xingamento. O máximo que eu vou fazer é lhe bloquear e deletar do MSN caso aconteça.Citação: 7- A Sumomo respondeu meu post de forma extremamente grosseira e sarcástica/mal educada. Eu odeio a Sumomo. O que eu faço? R: Nada. No final do dia eu nem vou mais lembrar do seu tópico e/ou nick. Em primeiro lugar cheque se seu tópico não era de conteúdo inútil, extremamente sem noção, de conteúdo ofensivo/preconceituoso, de conteúdo imbecil ou se você fez uma pergunta idiota. Se não se encaixou em nenhum desses aspectos, mande uma MP exigindo desculpas da minha parte e explicando por que aquilo não poderia ter sido dito e sem ofensas. Eu irei me desculpar publicamente com você se concordar com seus argumentos.Citação: 8- A Sumomo é estressada, se irrita facilmente e dá esporro em todo mundo. Eu detesto ela! O que eu faço? R: Nada. Continue me detestando se quiser, eu nunca vou saber disso mesmo. >_<
Em primeiro lugar é importante ressaltar que ninguém da Administração ou Moderação é um super-humano. Temos nossas dificuldades e nossos estresses tbm. Diariamente eu faço o possível para não me irritar com quem não merece, mas se seu post/comentário/pergunta se encaixar no conteúdo abordado na pergunta 7 e eu estiver em dias de fúria, eu vou com certeza escrever um post irritado. Mas se acha que o que eu escrevi foi injusto, nada o impede de me contatar via MSN ou MP e perguntar o que aconteceu, sem ofensas. Irei responder-lhe sem nenhum problema. Se a ocasião pedir, pedirei desculpas publicamente.Citação: 9- Ai de mim se for contra o que a Sumomo disser/decidir! O que vai acontecer comigo se eu for contra ela? R: Fora um quote e uma réplica do seu comentário com algum outro argumento, nada. A única coisa com a qual não lido bem é ofensa direta, e de resto, o máximo que posso fazer é replicar. Não sei se você leu bem as regras, mas não tem NENHUM artigo dizendo: "Não é permitido ir contra a Sumomo. Pena: Cartão Amarelo ou Vermelho dependendo da gravidade". Portanto, o único motivo pelo qual é possível levar cartão é por ofensa direta ou má conduta no fórum.Citação: 10 - A Sumomo considera todos como crianças. Que idade tem a Sumomo por um acaso?
R: Levando em conta que o fórum tem uma média esmagadora de usuários entre 10-16 anos, eu vou ser no mínimo 10 anos mais velha que você (a menos que você fuja da média). Tanto em idade quanto em vivência e em jogos de Zelda  E sim, até as pesquisas mais recentes eu sou a pessoa mais velha do fórum u.u' *sente o peso dos cabelos brancos e chora*Citação: 11- A Sumomo se acha muita coisa e é muito metida! O que eu falo para ela? R: É melhor não falar nada, senão eu vou ser obrigada a responder: "Se quer me criticar, me supere."
Uma coisa é a pessoa querer ser alguma coisa e não ser nada, outra coisa é a pessoa ser autêntica. Nunca tive falsa modéstia, isso é hipocrisia. Sou eu mesma sempre e não desejo ser nem mais e nem menos. Estudei muito e pratiquei muito, tudo o que sei é fruto de muito esforço, observação e perseverança. Dei duro para conseguir entrar em uma das faculdades mais conceituadas do país, dei duro para estudar conhecimentos gerais, dei duro para aprender inglês e japonês, dei duro para aprender a desenhar e dei duro para aprender a escrever. Não que os faça perfeitamente, mas sei que é um nível aceitável (apesar de não ser o ideal ainda). Não tenho dinheiro não (dando duro pra isso no momento), mas cultura inútil é comigo mesmo! Seria incoerente se eu escondesse o que sei só para não parecer pedante (impressão que acaba sendo inevitável, pois infelizmente as pessoas de hoje em dia não buscam nada por si mesmas, só querem o que é dos outros). Portanto, em vez de gastar suas energias se preocupando com a minha conduta, procure melhorar o que tem em si mesmo, você irá agradecer a si próprio depois.Citação: 12- A Sumomo gosta de fazer posts polêmicos, isso é extremamente incômodo. Será que ela gosta de ver os usuários discutindo com ela? R: He he he...bingo! Não que eu goste de discussões ofensivas, definitivamente isso não é a minha praia. Mas gosto quando tópicos rendem várias páginas por causa de uma questão polêmica. Questões polêmicas fazem as pessoas pensarem tanto em si mesmas quanto nos outros. É bom saber que o fórum não é feito de gente com o cérebro atrofiado, gosto quando apresentam bons argumentos e quando sabem argumentar de forma saudável. É ótimo! Só que infelizmente muita gente apela logo, o que gera em vez de uma discussão saudável, uma confusão danada. Por isso, é hora de aprender a argumentar e contra-argumentar sem xingar a Sumomo  Citação: 13- A Sumomo vai ser sempre carrascona assim? R: Não faço nada além do meu trabalho. Como já dizia a velha sabedoria popular: "Amigos,amigos, negócios à parte". O fórum tem regras explícitas e tudo o que faço, junto com a moderação, é cuidar para que as regras sejam cumpridas. Tudo o que vem depois disso é conseqüência.Citação: 14- Por que tanta rigorosidade? R: Para haver organização é necessário estabelecer um sistema. E esse sistema, para funcionar é preciso ser regido por regras. Sem o cumprimento das regras o sistema desanda. O fórum Zelda.com.br é conhecido não apenas por ser o maior do Brasil a tratar de Zelda, mas também por sua organização. Se você entrar em um UOL ou um Terra da vida, vai perceber a enorme diferença. Essa organização serve para que as pessoas possam conviver saudavelmente em um certo lugar. Se não há um controle, tudo parte para a baixaria, parece que o ser humano não se controla em querer descambear tudo pro barraco. A política do nosso fórum prevê diversão e discussão sobre jogos e assuntos gerais, tudo a um nível que possa ser considerado cordial.Citação: 15- Posso postar no fórum alguma fanfic/crônica/quadrinhos/pérolas mencionando a Sumomo?
R: Não sem permissão. Normalmente não gosto de me expor muito aqui no fórum, esse tópico é uma rara exceção por que senti que era necessário para desmistificar muitos pensamentos que a maioria aqui guarda ao meu respeito.
|