Confesso, John: eu, no limiar de minhas forças, já alquebrado de um dia de trabalhos de faculdade, resolvi visitar o fórum como que sem pretensão. Fui à área de fics, uma de minhas favoritas, e vi quatro delas antes de julgar que já tivera o bastante. Propunha a mim mesmo uma boa noite de sono, mas ao subir uma última vez a página me deti numa fic que parecia curiosa. Imediatamente, talvez por seu nome me remeter à Trigun, um anime que eu gosto muito, perguntei:
"Por que não?"
Me pus a entrar no tópico e, devido a meu cansaço, foi com alguma decepção que vi o tamanho da fic. Não, eu adoro ler, e admiro e gosto muito das fics longas, mas sem muita concentração não era possível ler algo do gênero. Mesmo assim, arrisquei a primeira página.
Despertando minha curiosidade, e com reminiscências de obras como "O Candidato" (por sinal desconhecida mas muito boa) aceitei, entre bocejos, ler mais uma página. Só mais uma, outro dia eu comentaria.
E outra, e outra. Quando me dei por mim, estava no meio do texto. Suspirando, e surpreso com o fato de ter acordado e me tornado atento, disse a mim mesmo:
"Bom, já que estou aqui..."
Olha, eu não tinha palavras ao acabar. Aliás, tinha. Mas eram estranhas. Digo isso pois, em geral, aponto as imperfeições de um texto e, para "fechar com chave de ouro", para usar um lugar-comum, dizer os pontos fortes. ora, pontos fortes haviam muitos. A fluidez do texto, a história desconstruída contada de forma crescente, o tom não enjoativo e literal dado ao texto, o fato de iniciar um pouco sombrio e terminar mais "luminoso", fugindo um pouco do padrão, a ortografia muito bem colocada, as idéias simples e fáceis de compreender, embora que carregam uma profundidade interessante, a não-repetição de palavras (salve raros casos, e mesmo assim não compromete, por ser nas falas de personagens), o tom natural, nada forçado, com que se desenvolve a trama, a simpatia que as personagens comuns mas muito bem elaboradas causam no leitor... Para não competir com sua fic em tamanho, eu pretendo encerrar por aqui, tá? Apenas menciono que são só alguns dos pontos positivos.
Pontos negativos? Vejamos... pode-se citar que a história se desenrola sem grandes ações (brigas, etc.) e num clima ameno, mas isso depende do gosto do leitor e não enceja, em si, um ponto negativo. Eu particularmente gosto de coisas cômicas e com ação, mas apreciei muito a história. É o mesmo que dar a um amante de ficção científica um filme de drama francês para assistir. Gosto é gosto, mas que não se pode negar o valor da fic, isso não. Aliás, eu me impressionei. Sério mesmo cara! Já leu "A mansão da Pedra Torta"? Ela é um clássico, e posso te assegurar que o autor não narra muito diferente que você. Com uma diferença: sua fic não é chata, monótona, entediante. Já o livro da Mansão da Pedra Torta... Bom, gosto é gosto.
Cara, eu curti demais! Vou até abrir uma excessão em posts meus e dar um presente a você: vou colocar um smile! (coisa que, se for procurar, eu dificilmente faço). Tá aí como eu fiquei depois de ler a fic:

E um pouco depois ainda:
Você já escreveu alguma outra fic? (ps: não adianta pedirem, eu não vou sair a essa hora pesquisando para ver). E, mais uma coisa que não pude deixar de perceber: o personagem principal... ele parece humano... (claro que parece, né? Mas termine de ler pra ver onde quero chegar) humano demais, quer dizer. Não duvido que sua imaginação seja fértil, mas algo nele me sugere que não é só um personagem jogado e 100% inventado... Você por acaso é católico? E... se não quiser responder a essa pergunta (tudo bem, você tem esse direito) só me diga: você de alguma forma partilha sentimentos, emoções, pensamentos... enfim, possui algumas similaridades com ele? Você se vê nele de algum jeito? E se eu puder chutar, eu diria que, para um personagem que age de forma tão espontânea e verossímil, a resposta seria "sim". Mas é só um chute...
Bom, é isso que eu queria dizer. Você possivelmente não compreenderia completamente, mas saiba que o simples fato de eu, com sono e cansado como estou agora, sem ânimo para fazer comentários engraçados nem revisar o post em busca de erros (devem ter alguns... muitos... por aí) estar escrevendo uma resposta, e uma desse tamanho, quer dizer que eu gostei muito, Muito, MUITO da sua fic. Só num vai largar ela por aí como outros fazem, né? Por favor!
Só pensando um pouquinho, talvez a única coisa que eu senti que a fic não combinou foi com a sua introdução no post. Não, num é problema nenhum com o texto, mas você disse "algo mais, como diria, 'Film Noir'". Filmes noir são mais sombrios, em mundos desprovidos de piedade, repleto de mazelas... O seu texto não me pareceu tão obscuro quanto um filme noir. Aliás, ele me pareceu, em especial da metade para a frente, até que bem revigorante, com paisagens verdes vistosas e tal. Mas como esse é o prólogo e o capítulo 1, ainda é cedo pra dizer, e só o autor mesmo é que sabe o quão "noir" vai ficar o texto. Espero que me surpreenda, pois apesar de muito promissor, não gostaria muito que continuasse com um "e o mocinho mata o bandido, se culpa e se casa com Marylin" apenas. Eu tenho espectativas de um clássico, e como tal, espero algo que me faça pensar "NOOSSSSS! CARA***! Essa era a última coisa que eu esperava!". Mas, novamente, não vou meter o bedelho onde não sou chamado. faça como quiser, que se mantiver o padrão de qualidade da primeira parte, o que não vejo razão para não acontecer, e até melhorar (porque nóis tem que cê umirde e aceitás que pode vazê mior...) eu já vou estar feliz, feliz. Cara, até o "Senhor dos Anéis" apareceu! Muito louco! Só uma pergunta, apesar de que já devo saber a resposta:
Foi mal, mas agora eu não possuo muitas dicas para dar a você para melhorar ainda mais a fic. Por mais que você num tenha pedido, eu gosto de contribuir, mas tá difícil. O voábulário está ótimo, e não dá pra se reclamar (mas o que é ótimo pode ficar excelente, né?). Ainda assim, já tô pra lá de contente. Pontuação está exemplar. Acho que, se eu pudesse dar uma única dica que me pareceu válida, ela seria: não é obrigatório colocar a tal "flashback explicativa". Sim, eu sei: é seu estilo de escrita, e ajuda. Mas confie na inteligência do leitor nesse ponto também. Se você situar a história no tempo e depois citar um tempo anterior, ou
, todos vão compreender que se trata de um flashback. Colocar um desses, e principalmente um "explicativo" parece redundante (você coloca um flashback para explicar algo. Senão por quê colocá-lo?). Sem o tal flashback (e corte o "explicativo") o texto prende ainda mais a atenção, eleva em alguns pontos a leitura. Ao menos é a minha opinião, mas se quiser faça uma pesquisa e pergunte o que outras pessoas acham disso.
Bom, é isso. Eu tô caindo de sono e pescando com a cabeça, bocejando e vendo duas telas na minha frente. Eu volto a dizer que CURTI DEMAIS! Continua, hein? Eu não escrevi um post desse tamanho pra nada (assim espero) e creio que você também não fez uma fic dessas pra nada (assim espero de novo). (ps: "de novo" é separado. Eu vi no texto "denovo", e como foi uma das únicas incorreções de gramática, achei bom citar pra prevenir).
Falou!