Fórum Zelda.com.br

Fórum do site Zelda.com.br
Bem-Vindo: 02/09/10 21:41

Todos os Horários são GMT - 3 Horas

Criar Novo Tópico Responder  [ 55 Mensagens ]  Ir para Página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Dicas de Narrativa - PARA FAZER UMA FANFIC MELHOR
MensagemEnviado: 10/04/06 18:49 
The Ruler
The Ruler

Cash on hand:
Rupees 0.00

Em vista à porcentagem esmgadora de fanfics ruins desse fórum, resolvi fazer esse pequeno tutorial para ajudar os fanfiqueiros desesperados.

É muito triste olhar esse MONTE de fanfics e ver que só tem 3 ou 4 fics que podem ser realmente consideradas boas e o resto vc quer se enforcar só de pensar em passar do segundo capítulo. Sim meus queridos, já li todas essas fics daqui e posso dizer: "Melhorem, tá uma merda"...talvez umas com marcador de merda menor outros com o marcador de merda lá no topo, mas convenhamos, uma porcaria.

Mas como não adianta só reclamar, sem fazer nada para ajudar, estou aqui dando minha pequena contribuição pra melhora de vocês. O que eu vou escrever nessas dicas não farão bons escritores, mas pelo menos vão mudar a forma de encarar as próprias histórias e pensar melhor no que estão tornando público para as centenas de pessoas que acessam o fórum todos os dias.

Estarei atualizando as dicas de acordo com a demanda. Se tiverem qualquer dúvida, basta perguntar e eu anotarei a dúvida para ser esclarecida em um possível próximo tutorial. A idéia é fazer vocês melhorarem, não vou sossegar enquanto ver porcaria nesse fórum. Mas sem a contribuição dos fanfiqueiros fica extremamente complicado. Portanto, espero que leiam e reflitam de forma a decidirem como aplicar as dicas para melhorar sua fanfic:

Parte 1(clique aqui, isso é um link)
Parte 2(clique aqui, isso é um link)
Parte 3(clique aqui, isso é um link)
Parte 4(clique aqui, isso é um link)

Esse tutorial eu tinha feito para as pessoas da FanSection, mas acho que todos têm o direito de acesso aos tutos. Estarei atualizando sempre que houver dúvidas o suficiente para a confecção de outro tutorial. Existem mais 2 partes que estarei atualizando semana que vem. O resto, vocês que vão decidir o que eu vou abordar. Espero que seja de ajuda.

Para quem quiser uma complementação, acessem o tópico:

Como Escrever um texto ruim.

Obs.: Lembrem-se que são apenas dicas, um escritor experiente sabe bem o que fazer e como fazer para tornar seu texto atraente.

Antes de reclamar de mim leia ISSO: viewtopic.php?t=14396

Editado pela última vez por Sumomo em 28/06/06 16:04, em um Total de 6 vezes.

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 10/04/06 19:18 
Wind Conductor
Wind Conductor

Cash on hand:
Rupees 0.00

Eu já tinha pensado em fazer algo parecido...Mas eu estava sem idéia de como colocar,você já deu até umas idéias pra mim na minha fic,vai ajdar muito.
Eu sempre procuro escrever com todos os detalhes posiveís.Mas isso vai ajudar muito aqui no fórum,quem fic que não dá pra ler.100% das fics ficarem boas é difícil(mas não impossível!),mas isso vai ter que ser com muita luta,mas boa parte vai melhorar.

Título:
MensagemEnviado: 10/04/06 19:27 
The Ruler
The Ruler

Cash on hand:
Rupees 0.00

E claro, esqueci a grande e principal dica: LER, LER e LER, ninguém escreve nada aceitável se não tiver lido bastante. Leiam muito antes de fazer qualquer coisa no ramo da escrita.

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 10/04/06 19:31 
Guard's Chief
Guard's Chief

Cash on hand:
Rupees 0.00

WooooW! @_@

Tá aí, gostei.

[Refazendo a Fic] Òó/

Humm. espero a parte 3.... se não for pedir muito, faça logo \o/

Winners don't use drugs, drink milk. :=_=:

Título:
MensagemEnviado: 11/04/06 21:24 
Oracle of Chaos
Oracle of Chaos

Cash on hand:
Rupees 1.30

Localização: error:user is not in visible specter or in current time space
lindo T________________T
da uma felicidade ler uma coisa assim T____________T
bom, eu posso não ser exatamente um grande escritor, mas em leitura eu mando muito XD
e posso dizer que tudo o que a su disse no tutorial é mais que verdade XD
bem, bem... nada mais a dizer ._./

Moveu justiça o Autor meu sempiterno,
Formado fui por divinal possança,
Sabedoria suma e amor superno.
No existir, ser nenhum a mim se avança,
Não sendo eterno, e eu eternal perduro;
Deixai, o vós, que entrais, toda a esperança!

Título:
MensagemEnviado: 11/04/06 22:19 
Ocarina Player
Ocarina Player

Cash on hand:
Rupees 0.00

Localização: Passeando calmamente em algum lugar dos campos de hyrule
Sou um péssimo escritor de fic (comparadas com as boas desse fórum (eu disse as boas)), mas estou aprendendo, prentendo melhorar, e para o pessoal que faz fics ruins, não desistam, mas também não continuem sempre na mesma, "Errar é humano, persistir no erro é burrice."

Título:
MensagemEnviado: 12/04/06 16:27 
Dodongo Hunter
Dodongo Hunter

Cash on hand:
Rupees 4.67

puxa, isso é bem útil... xP

comecei a escrever uma fic anteontem (sim, anteontem :? :roll: to no cap. 2, mas não postei nada), acho q vou fazer uma verificação pra ver se eu não dei nenhuma mancada... :roll:

obrigada! :=):

Título:
MensagemEnviado: 12/04/06 17:52 
Guard's Chief
Guard's Chief
Usuário banido

Cash on hand:
Rupees 0.00

considerando que eu já tinha lido, o post vai ser mais pra aconselhar as pessoas do forum mesmo: As dicas são ótimas, quando eu tava começando a escrever aqui no forum li pela prameira vez e elas me ajudaram MUITO. Então se tem alguém com preguiça de ler: leia =P E se tem alguém que leu mas não ta seguindo os conselhos: siga ii' vale muito mais a pena vc parar uma fic ruim agora e ficar uns meses sem postar nada novo no forum, para em seguida voltar com uma história bem escrita, do que ficar do jeito que ta.... Sinceramente, a maioria não segue nem metade do que a Su falou ai, e olha que são dicas basicas i.i

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 12/04/06 17:56 
Dodongo Hunter
Dodongo Hunter

Cash on hand:
Rupees 0.00

HMMM
Eu odeio escrever fics, e muito menos ler... (fanfics, bem entendido!)
mas depois vou ler essas dicas, talvez me ajudem numa redação, principalmente com vestibular esse ano (aiiiiiiiiiiiii, ate doi barriga!!)

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 15/04/06 00:31 
Dodongo Hunter
Dodongo Hunter

Cash on hand:
Rupees 4.67

Me ajudou muito!!!!

sem isso o meu prólogo teria ficado horrível, e eu teria começado com diálogo :?

essas dicas não servem apenas para fics, mas para qualquer narrativa q se vá escrever :mrgreen:

faz um especial sobre nomes de personagens!!! é a minha maior dificuldade, a minha fic tah no cap. 3 e eu ainda não publiquei porque a maioria dos personagens inventados por mim ainda está sem nome ¬¬ :roll: :?

Título:
MensagemEnviado: 15/04/06 00:57 
The Ruler
The Ruler

Cash on hand:
Rupees 0.00

Talt escreveu:
faz um especial sobre nomes de personagens!!!

Taí, boa idéia! Não especialmente sobre nomes, mas sobre personagens em geral. Posso dar umas dicas tbm sobre onde encontrar bons nomes e ser mais seletivo na hora de escolher nomes. Quando for postar o quinto, faço um especial sobre personagens.

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 15/04/06 01:10 
Legendary Hero
Legendary Hero

Cash on hand:
Rupees 0.00

Mas... Não é todo mundo que faz isso? Que coisa não? :shock:
Gente, vamos usar mais a capacidade que têm! Não adianta sair jogando tudo no papel sem mais nem menos. Lembrem-se que só você sabe de tudo, o leitor só vê o que você escreve!

Sumomo escreveu:
E claro, esqueci a grande e principal dica: LER, LER e LER, ninguém escreve nada aceitável se não tiver lido bastante. Leiam muito antes de fazer qualquer coisa no ramo da escrita.

Amém!
E ler inclui ler as dicas.
É triste ver que esse tópico, o tópico de como fazer uma fic ruim e o tópico para ser um bom leitor tenham tão poucos comentários...

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 15/04/06 15:17 
Ocarina Player
Ocarina Player

Cash on hand:
Rupees 0.00

\o/
Eu lembro que essas dicas me ajudaram MUITO quando entrei pra FS e as li. Ainda não sou um mestre na escrita, tou sempre tentando me aperfeiçoar, lendo coisar novas, é como a Su disse, ler, ler e ler é primordial.
Aliás, realmente, o nível das fics no fórum tá deprimente, eu que o diga. Têm algumas aí que se ler um capítulo você fica com dor de cabeça.
Ou nem fica, tem uns capítulos aí que se tiver um parágrafo é muito. Quando tem parágrafos de narrativa, porque geralmente só tem diálogo mal-extruturado... =p
Enfim, leiam, pratiquem, escrevam e publiquem \o\

Perfil Email  

Título:
MensagemEnviado: 16/04/06 10:35 
The Designer
The Designer

Cash on hand:
Rupees 0.00

Tá de parabéns Su ^^

Eu sei que o Fierce sempre reclama da falta de interesse dos users em um tópico fundamental para a fan-area, mas esse caminho é complicado mesmo XD O importante aqui é iniciativa e qualidade, que é exemplar e, infelizmente, inexistente em outros tantos sites de Zelda.

Quanto aos textos. É importante descer do salto e avaliar que por mais fantástico seu texto esteja, ele sempre vai ter o que melhorar. Pare dez minutos do seu ocupado dia e leia essas dicas da Su, q dão uma ajuda e tanto ^^ E importante: se organize!! Antes de sair escrevendo que nem um jato descontrolado, anote os pontos principais, os principais acontecimentos. Eu mesmo, por falta de organização, tô com problemas sérios pra recuperar o fio da meada da minha fic XD

A parte de estilos achei ótima, esses exemplos comparativos de um mesmo txt tb =D espero por mais partes \o/

Texto escondido (pode conter spoilers): 
Não, não esqueci o.õ Um dia pago minha dívida! Mas processos correm a respeito do verdadeiro campeão!
Doe pra Mimi, a mais fofa *__* e com mais prêmios!
Top Doador: Set Sign + Desenho PB
2°: Set Sign
ACABOOOU \o/
Ille e Brave Fencer: AVATAR
Bacon (3610) 2° Lugar
Kildred (6032) CAMPEÃO

Perfil Email  

Criar Novo Tópico Responder  [ 55 Mensagens ]  Ir para Página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os Horários são GMT - 3 Horas